Método

Projetos, Construções e Reformas em Bertioga - Eduardo Caldeira Arquitetura

1 – Prospecção

Em uma conversa descontraída, procuramos compreender as características específicas da vida cotidiana do cliente e de sua família, seus valores, seus comportamentos, suas necessidades e suas expectativas em relação á arquitetura. Isto possibilitará um embasamento sólido para o projeto, garantindo uma arquitetura eficiente e duradoura.

2 – Definição do Partido Arquitetônico

Após avaliar os dados coletados junto ao cliente, traçamos um plano de trabalho para que o projeto atinja os objetivos da família. Este planejamento começa com um “Programa de necessidades”, onde registramos cada ambiente que a edificação deverá conter e suas devidas proporções. Em seguida desenvolvemos a “Relação de proximidade” entre estes ambientes, buscando praticidade no uso dos espaços (Ex: cozinha + área de serviço; varanda+piscina; etc). Todos estes dados, agora já organizados, serão o “ponto de partida” para a criação do projeto, norteando todo o processo, numa espécie de “fio condutor”, que garantirá que o resultado seja fiel ás expectativas do cliente.

3 – Estudos Preliminares

Esta fase consiste em transformar estes dados lógicos em “peças gráficas”, ou seja, desenhos, plantas, perspectivas e maquetes, para apresentação ao cliente. Estes estudos servem para aferir as ideias e sugestões do arquiteto, possibilitando correções de eventuais falhas de interpretação em relação ás expectativas do cliente.

4 – Anteprojeto

Feitas todas as considerações nos estudos preliminares, chegamos á solução ideal, que atende plenamente o cliente e sua família. Esta solução será então devidamente detalhada e caracterizada através de desenhos técnicos que prefiguram o projeto do edifício.O anteprojeto servirá de base para a confecção do projeto legal e do projeto executivo, como veremos á seguir.

5 – Projeto Legal

Atendendo ás exigências legais dos órgãos municipais e federais, preparamos os processos de aprovação do projeto junto á prefeitura, condomínio, Conselho de Arquitetura e Urbanismo e demais órgãos competentes. Esta etapa garante a legalidade da obra que será executada, através de documentos expedidos pelos órgãos, como alvarás de construção, licenças ambientais, etc.

6 – Projeto executivo

Embasados pelo anteprojeto, preparamos todo o detalhamento necessário para a construção. Definimos o tipo de fundação, o sistema estrutural, o sistema construtivo, o lay-out das instalações elétricas e hidráulicas. Projetamos o gabarito para implantação da obra, os baldrames, as lajes, os telhados, o sistema de captação de águas pluviais e rede coletora de esgotamento sanitário. Enfim, o projeto é pormenorizado para informar os trabalhadores sobre cada aspecto da construção, evitando imprevistos durante a obra.

7 – Planejamento da Obra

Agora precisaremos articular adequadamente estas informações, mediante um planejamento das ações da obra. Para isso usamos algumas ferramentas simples, porém muito eficazes, como o “cronograma físico-financeiro”, o “memorial descritivo de acabamentos” e o “contrato de empreitada de mão-de-obra”. Nesta etapa definimos também o nível de participação do arquiteto no acompanhamento dos trabalhos. Quanto maior o envolvimento do arquiteto, melhor será a qualidade da construção. A presença deste profissional garantirá também que o objeto construído seja fiel ao projeto idealizado no início do processo. O arquiteto pode ser contratado para fazer a DIREÇÃO TÉCNICA DA OBRA, ou para fazer a ADMINISTRAÇÃO DA OBRA. Em ambos os casos o profissional estará envolvido com todas as questões técnicas da construção, mas no sistema de Administração de obras ele também cuidará da parte financeira, como orçamentos de materiais, pagamentos de fornecedores e mão-de-obra, notas fiscais, etc.

8 – Execução

Vencidas todas estas etapas, a obra é executada sem dificuldades e no prazo estipulado no planejamento. Durante a execução o arquiteto orientará os trabalhadores (esclarecendo dúvidas relacionadas á construção), e o cliente, acessorando na escolha dos acabamentos, esquadrias, revestimentos, etc. Etapas posteriores á construção, como pintura, paisagismo e interiores, também fazem parte da arquitetura, por isso o arquiteto está presente também nestas etapas, ajudando o cliente na realização do seu objetivo!

9 – Documentação do imóvel

Após a conclusão da obra, o arquiteto designará um despachante para fazer o encaminhamento da documentação da obra para o cliente. Este profissional fará a solicitação, junto á prefeitura, para recolhimento do “ISS da obra”, depois procederá a solicitação da “Carta de Habite-se” e em seguida providenciará a “Averbação da construção na escritura do lote”.

O que os clientes dizem?

  • “Eduardo Caldeira é um profissional criativo, de muito bom gosto, muito competente na área técnica e de uma gentileza especial no trato com os clientes. Seus projetos são sempre viáveis e práticos, além de embutidos de dicas especiais para tornar a obra mais barata, com sua qualidade preservada. Além disso, ele tem um cuidado todo especial com a legislação e as providências quanto à documentação necessária para que tudo ocorra da melhor forma possível.

    Abraços e sucesso sempre!”


    (construção e reforma de residências na Riviera de São Lourenço)

  • “A casa foi muito bem planejada, o terreno apesar de ser estreito 5m x 25m, foi bem aproveitado o espaço. Temos uma casa ampla, bem iluminada e arejada, ficou muito aconchegante. Posso dizer que cada cômodo tem seu espaço adequado, disposição das janelas perfeitas”.


    (construção de residência em Guarujá)

  • “É difícil definir… O Eduardo tem competência técnica, é muito preocupado com a entrega da obra e a satisfação do cliente. Então para isso ele esclarece desde o início de tudo, como o terreno escolhido, a verificação do solo, a inclinação do terreno, a construção adequada, a manutenção da construção. Ele realmente conseguiu entender o que realmente queríamos, desde cada detalhe, como a iluminação natural, a ventilação, o toque pessoal na construção orgânica (ou arquitetura orgânica) e com a sua humildade foi capaz de mediar as (muitas!) ideias que nos ocorreram em tempo de projeto. O Eduardo é um profissional que tem “aquele brilho nos olhos”, que se nota somente nas pessoas que amam o que fazem. Estamos 100% satisfeitos com a nossa casa!”.


    (construção de residência em Bertioga)

  • “No início da nossa obra fomos indicados para procurar os serviços do Eduardo Caldeira. Desde a elaboração do projeto até o presente momento, com a casa quase concluída, temos recebido todo o acompanhamento técnico, com ideias, orientações e indicações de profissionais de execução da obra (várias áreas), que atenderam nossas expectativas. Estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos e com seu profissionalismo e dedicação”.


    (construção de residência no Cond. Tropical, em São Sebastião-SP)

  • “Conheci o arquiteto Eduardo Caldeira a partir de um trabalho que foi realizado em um restaurante da cidade do Guarujá, onde atuei como juiz do trabalho. Chamou a atenção a forma como ficou exposto o madeiramento suporte do telhado e daí a contratação do arquiteto Eduardo para desenvolver um projeto de mudança do telhado e adaptação de espaços comuns da casa de minha chácara. A concepção original pecava por falta de aeração e claridade e esse problema foi inteiramente solucionado, ganhando, inclusive, toques de modernidade. O trabalho final pode inclusive ser aquilatado por pessoas que tenham interesse no assunto. Tudo ficou muito bom”.


    (Reforma de residência em Vargem Grande Paulista)

  • “Eduardo Caldeira é um excelente arquiteto. Ele é o responsável pelo projeto de reforma da casa de praia da minha família. A casa era pequena, térrea, com apenas dois dormitórios e mal planejada, mas, após o projeto criado por ele, ela se tornou um sobrado com cinco dormitórios, mezanino e cozinha ampla. Nem parece a mesma casa. O melhor é que pudemos utilizar a estrutura antiga, sem fazer grandes intervenções. O imóvel ficou belíssimo e valorizado. Eduardo foi atencioso e eficiente. Também tive a oportunidade de conhecer os projetos de edifícios residenciais feitos por ele, que ficaram bem interessantes. Recomendo o arquiteto Eduardo Caldeira”.


    (Reforma de residência em Bertioga)

  • “No inicio de 2012, tive o imenso prazer em conhecer o arquiteto Eduardo Caldeira. Naquela ocasião, estava procurando profissional que pudesse apresentar projeto que fosse compatível com os objetivos preconizados, ou seja, moderno, prático e sobretudo, que tivesse grande apelo comercial, pois os imóveis seriam construídos para futura venda. Eis que o Eduardo interpretou o que havíamos conversado e rapidamente apresentou um estudo que contemplava exatamente o que pensava, que incluía bom gosto e sofisticação, sem contudo impactar o custo final da obra. Neste ano, estamos apresentando à Prefeitura de Bertioga o 4º projeto, numa comprovação inequívoca do sucesso desta parceria! Trata-se de pessoa muito dedicada à sua profissão e altamente comprometido com o bem estar e a segurança das pessoas”.


    (Investidor casas e világios em Bertioga)

  • “O arquiteto Eduardo Caldeira é um profissional muito competente e dedicado na sua área de atuação, sempre preocupado em elaborar um projeto adequado para cada cliente, aproveitando ao máximo a área útil dos ambientes internos. Durante a execução da obra acompanha e orienta nas principais definições, tendo como objetivo principal a segurança, mas também visando redução de custo com material. É um profissional responsável e de muita confiança, portanto fica aqui a minha recomendação”.


    (Investidor de casas e világios em Bertioga)

  • “Eduardo é um profissional diferenciado, inovador e confiável. Tivemos uma ótima experiência e um excelente resultado com a sua contribuição”


    (Construção de residência no Cond. Guaratuba 2, em Bertioga)

  • “O Eduardo é atualizado com as novas tendências da arquitetura, consegue traduzir para o desenho as expectativas do cliente, tem bom gosto, é acolhedor, educado e muito paciente”


    (Construção de residência em Bertioga)

  • Fomos muito bem atendidos em todas as reuniões. As nossas ideias foram bem traduzidas e o nosso projeto ficou como imaginávamos.


    (Construção de residência no Cond. Guaratuba 2, Bertioga)

  • “Faço a utilização desse espaço para elogiar o Sr. Eduardo Caldeira (arquiteto), o ótimo serviço que ele prestou para minha obra ser realizada, destacando sua pontualidade, gentileza, confiabilidade e profissionalismo, não poderia deixar de mencionar o pronto atendimento todas as vezes que foi necessário. Um grande abraço.”


    (Investidor casas e világios em Boracéia – Cond. Morada da Praia)

  • “Posso dizer que o Arquiteto Eduardo Caldeira é uma pessoa realmente comprometida com o trabalho que faz. Tanto ao demonstrar zelo e criatividade necessários ao exercício da sua atividade, como sendo a pessoa atenciosa e solícita no tratamento de seus clientes.”


    (Construção de residência no Cond. Bougainville 4, Bertioga)

  • “Criativo e competente, esteve conosco em todas as etapas da obra e o resultado final superou todas as expectativas.”


    (Reforma e ampliação de residência em Maresias, São Sebastião-SP)

  • “Ao contratar o Eduardo, não o conhecia. O descobri ao pesquisar, via internet, “arquitetos que atuavam na Riviera”, pois, imaginei que o profissional que atuasse em tal localidade, deveria ser bom, dado o alto padrão dos imóveis lá existentes. De sorte, eu acertei. O Eduardo transformou, com o projeto que elaborou, a fachada da minha casa de praia. O que antes era um imóvel “padrão”, agora tornou-se um imóvel muito bonito e agradável. Não imaginava que fosse possível tamanha transformação.  E o legal é que o Eduardo é paciente, pois, se ele apresentar à você um projeto que não agrada, ele o modificará quantas vezes forem necessárias à adequação do gosto, portanto, não há como errar. O recomendo com toda certeza.”


    (Reforma de residência no Cond. Costa do Sol, Bertioga)

  • “Sou proprietário, desde os anos 90, de um imóvel residencial no Modulo 20 da Riviera de São Lourenço. Resolvi fazer uma grande reforma e para tanto entrei em contato com o escritório que projetou e construiu minha casa. Os responsáveis foram até lá, ouviram o que nós queríamos fazer e ficaram de nos mandar uma proposta. Após varias insistências e cansados de esperar pela resposta, resolvemos desistir e procurar um outro escritório. Relatando este fato ao gerente da Esquadrimar, que fez o projeto de nossa cozinha, o mesmo sugeriu que procurasse o Arq. Eduardo Caldeira, pois não iriamos nos decepcionar.Após breve reunião e acertamos todos os detalhes, deste o projeto, registro na Prefeitura de Bertioga e na Sociedade Amigos. Seu preço e prazo para a obra estavam dentro do nosso orçamento.
    Estamos juntos a 10 meses. Tudo vem ocorrendo conforme do combinado. Com certeza absoluta, irei indicar o nome do Arq. Caldeira para meus amigos.”


    (Reforma de residência na Riviera de São Lourenço, Bertioga)

  • “Um projeto em mente! Uma casa na praia… com a nossa cara … Para colocá-lo em prática, um profissional maravilhoso ! Colocamos para ele nossa ideia, ele não só colocou no papel mas estamos vendo este projeto ser finalizado como queríamos, sem perder o foco do início.
    Eduardo Caldeira nos impressionou pelo seu comportamento ético e profissional e apaixonado pelo que faz ”


    (Construção de residência no Cond. Morada da Praia, em Bertioga)

arquitetura@eduardocaldeira.com.br
(13) 3317-2847 / (13) 99781-6173 / (13) 98142-3531

AV. Anchieta, 3684 - Maitinga
Bertioga/SP - CEP: 11250-000

arquitetura@eduardocaldeira.com.br
(13) 3317-2847 / (13) 99781-6173
(13) 98142-3531

AV. Anchieta, 3684 - Maitinga
Bertioga/SP - CEP: 11250-000