
Olhar contemporâneo – Casa Q10
Construída com materiais simples, esta casa resolve muito bem a distribuição dos espaços, além de conseguir ótimas soluções para o conforto térmico!
Quem: Studio8 Vietnam
Onde: Dsitrito 10, Ho Chi Mihn, Vietnã
Quando: Projeto 2015
Tamanho (Área construída): 250m²
Fotografias: LumKa photography
A CASA:
Esta casa está localizada numa área densamente povoada no Distrito 10, no município de Ho Chi Minh, no Vietnã. Construída para uma família composta pelos pais e um casal de filhos, a casa oferece excelente qualidade de vida aos usuários, apesar do orçamento bastante reduzido e das limitações do terreno.
O lote estreito dificultava a ventilação dos ambientes e a solução tradicional seria criar um pátio interno. Porém neste caso se perderia muito espaço, pois a profundidade do lote é de apenas 9 metros.
A solução encontrada pelos arquitetos permite que a casa respire, através de uma espécie de “pele” perfurada na fachada frontal, juntamente com uma galeria de escadas do lado esquerdo da edificação, que percorre todos os pavimentos.
Com esta solução todos os ambientes da casa recebem luz natural e ventilação natural abundantes, diminuindo o consumo de energia elétrica com lâmpadas e aparelhos de ar-condicionados.
Estes elementos, bastante apropriados ao clima tropical quente e úmido da região, além de conseguirem o conforto térmico para os moradores, definiram a expressão estética do edifício, tornando-o muito atraente!
À noite a fachada é iluminada pela luz dos ambientes, formando uma espécie de lanterna que se destaca entre as casas vizinhas, atraindo a atenção dos pedestres.
Os materiais utilizados foram aplicados de forma bruta para diminuir os custos da obra e com um mínimo de detalhes para dar ao conjunto uma linguagem minimalista. Nas alvenarias dispensou-se o uso de argamassa de reboco, aplicando-se apenas pintura na cor branca, diretamente sobre a superfície dos tijolos cerâmicos.
Na fachada, uma grelha de elementos vazados de concreto filtra a luz natural, protegendo a casa do calor e trazendo privacidade aos moradores. Nela pequenos nichos são utilizados como jardins, integrando áreas de paisagismo com o objeto arquitetônico.
Trackback from your site.