CONSTRUÍDO
Tipologia: Térrea em dois níveis/dois núcleos (social e privativo)
Local: Condominio Morada da Praia, Boracéia, Bertioga-SP
Data projeto: 2021
Área total: 318,18m²
Localizada na avenida mais importante do condomínio a CASA BINUCLEAR está inserida num contexto urbano pacífico porém bastante movimentado. Em busca de um lugar adequado para o descanso da família nos finais de semana, os proprietários optaram por um terreno amplo, que pudesse receber uma construção com medidas generosas em um único pavimento.
Atentos com a questão da privacidade, clientes e arquiteto buscavam um tipo de implantação que fosse capaz de oferecer a maior área possível para os ambientes sociais e de lazer, sem contudo prejudicar o isolamento necessário da área dos dormitórios.
Como solução a este desafio, a proposta arquitetônica seria ousada e requeriria total confiança dos clientes na decisão do arquiteto por uma tipologia pouco conhecida: a casa com dois núcleos. A ideia de casas binucleares foi desenvolvida pelo arquiteto húngaro Marcel Breuer (1902-1981), e consiste basicamente em afastar os setores da casa entre sí, de forma a conseguir privacidade para cada um deles, principalmente o setor íntimo (dormitórios).
A disposição dos ambientes seguiu um caminho bastante diferente do tradicional. A ampla área social, com seu volume alongado, juntamente com a varanda gourmet, abraçam a piscina no meio do terreno. No coração da casa, as salas de estar e jantar são iluminadas naturalmente por cima, abundantemente, através do pé-direito duplo que funciona como um fosso de luz. Neste espaço a privacidade está protegida dos olhares da rua, através de um brise na fachada. Outro grande brise protege os dormitórios, que estão no núcleo íntimo da casa. Este núcleo é acessado por uma rampa quase escondida, estratégicamente localizada para não ser facilmente percebida pelos visitantes.
Os ambientes de uso social e de trabalho formam um grande pavilhão sustentado por pilotis, inspirado nos projetos minimalistas do arquiteto alemão Mies Van Der Rohe (1886-1969) e nas experiências arquitetônicas desenvolvidas em Los Angeles por diversos arquitetos americanos, chamadas Case Study Houses, durante os anos de 1945 á 1966, principalmente nas propostas do arquiteto Pierre Koenig (1925-2004).
IDÉIAS SIMPLES, SOLUÇÕES SURPREENDENTES.
“Um conceito oportuno para a arquitetura, numa época em que a tecnologia e a criatividade são exploradas de maneira equivocada, gerando soluções artificiais, inexpressivas e dispendiosas. Projetar e construir a partir deste conceito significa apresentar soluções criativas e viáveis, que refletem a essência da arquitetura: técnica e arte!”
WhatsApp: (13) 99781-6173